6 de jun. de 2011

WWDC 2011!

Durante abertura do WWDC 2011, a Apple divulgou números alucinantes do iOS: são 200 milhões de devices vendidos com o sistema operacional, 425 milhões de aplicativos na AppStore - sendo que 90 mil deles exclusivos para iPad - e US$ 2,5 bilhões distribuídos para os desenvolvedores.


Para coroar tudo isso, a Apple apresentou mais de 200 novas funções e 1.500 novas APIs para a nova versão do sistema operacional para dispostivos móveis. Uma das novidades diz respeito às notificações. Uma única tela combinará todos os avisos, sem que o usuário seja incomodado. Outro recurso é o Newsstand que, de acordo com a empresa, já tem parcerias com as maiores editoras de revistas e jornais. Uma nova divisão da App Store vai reunir todo esse conteúdo, e o download de novas edições acontecerá de forma automática. Assim, na hora em que acordar, as notícias já estarão esperando por você no seu smartphone ou iPad.

Para os que adoram o Twitter, uma ótima notícia: o microblog será integrado à câmera e ao aplicativo de fotos. A conta e senha do serviço ficarão armazenadas diretamente nos ajustes do sistema, e não será mais necessário fazer o login em cada um dos aplicativos. As fotos utilizadas pelos seus amigos no Twitter também poderão ser integradas à sua agenda.

Um outro recurso, chamado "Reminder", promete eliminar todos os papeizinhos na sua geladeira e os Post-its na mesa de trabalho. Com ele, você poderá ser lembrado do que precisa fazer em determinados lugares, já que o serviço estará integrado ao GPS do aparelho. Por exemplo, é possível configurar para a ferramenta lembrá-lo de passear com o cachorro assim que o equipamento detectar que você chegou em casa, ou ligar para a sua mulher assim que você sair do prédio onde está participando de uma reunião.


Novidades foram incorporadas à câmera. Agora, é possível tirar fotos usando também o botão de aumentar o volume, ou apertando 2 vezes o botão "Home".  Recursos de edição agora são nativos, como a possibilidade de cortar, rotacionar, reduzir olhos vermelhos, entre outros. Para aqueles que forem pegos desprevenidos com situações inusitadas, será possível tirar fotos rápidas sem precisar digitar a senha. Um ícone para a câmera será integrado à tela inicial, mas as fotos armazenadas só poderão ser vistas por usuários autorizados.

O Safari do iOS agora tem abas, o que facilita bastante a vida de quem quer passar de uma página para a outra. Além disso, você pode armazenar páginas para visualização futura com o "Reading List". Dessa forma, você não perde o conteúdo daquele site que viu durante o dia, mas não teve tempo de ler por completo.

Assim como no Lion, o iOS também ganhou melhorias no Mail. Textos poderão ser lidos em rich-text format (ou seja: itálico, negrito, sublinhado), endereços podem ser movidos do campo "Para:" para os campos "Cc" ou "Cco" com o arrastar dos dedos, é possível marcar itens lidos como não-lidos, além de fazer uma busca por todo o conteúdo das mensagens. Outro detalhe interessante: ao selecionar uma palavra e clicar em "Define", você será direcionado para um dicionário com o significado daquele termo. Para o iPad, a novidade é a possibilidade de dividir o teclado virtual em 2 partes, o que facilita a digitação.


Um anúncio que arrancou aplausos do público é o "PC Free". Isso significa que não é necessário conectar o iPhone, o iPad ou o iPod Touch ao computador toda vez em que o usuário quiser fazer upgrades de software ou configurar o seu telefone.

O Game Center tornou-se mais "social". Agora, será possível ver a pontuação dos amigos dos amigos, além de receber recomendações de novos jogos para download. Em apenas nove meses, a plataforma já tem 50 milhões de usuários. Só para efeito de comparação, a XBox Live tem 30 milhões de usuários em oito anos de vida.

Outro detalhe que agradou os presentes foi o anúncio do iMessage. Agora, usuários do iOS - não importa se iPhone, iPad ou iPod Touch - podem se comunicar via mensagens de texto, sem custo. Basta estar conectado a uma rede WiFi. É possível enviar texto, fotos, vídeos, contatos e até realizar conversas em grupo.

Outras novidades também foram comentadas, sem demonstrações: com o AirPlay, será possível exibir todo o conteúdo da tela do iPad em sua TV, sem o uso de cabos, e toda a biblioteca do iTunes também poderá ser sincronizada sem o uso de cabos - basta estar conectado em uma rede WiFi.

Assim como o Lion, o iOS 5 será liberado hoje para desenvolvedores, mas o público em geral só terá acesso a partir de setembro. O sistema funcionária para os iPhones modelos 3GS e 4, iPad e iPad 2, além da terceira e quarta gerações do iPod Touch.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics