Backup de Rede
A maneira mais rápida e confiável de deixar seus arquivos em segurança é copiá-los para um pendrive externo USB ou FireWire conectado diretamente ao Mac, mas e se você tiver mais de um computador? Precisará de vários HDs? Não - a solução é deixar um disco disponível em uma rede. O Time Capsule da Apple (vendido pela Mais Soluções, também) é o método mais simples e constitui-se de um roteador wireless AirPort Extreme com um disco embutido. O modelo básico tem um disco de 1TB, mas também existe um modelo com 1TB. Você pode pensar que jamais precisará de 2TB, mas é possível configurar vários Macs para que façam backup simultaneamente no dispositivo usando o Time Machine, caso em que o espaço extra seria muito bem-vindo.
Existem alternativas mais baratas, caso o Time Capsule esteja além de seu orçamento, mas se você puder pensar em um AirPort Extreme. Este roteador wireless tem uma porta USB, e um drive USB conectado a ele pode ser acessado por todos os seus Macs para backups.
Quer você use o Time Capsule ou o AirPort Extreme com um drive USB, descobrirá que ele pode ser facilmente selecionado para backups nas preferências do Time Machine e outros programas de backup como se estivesse conectado diretamente ao Mac (um HD externo conectado ao AirPort Extreme aparece nas janelas do Finder na categoria Compartilhado. Acesse-o no Finder se não puder encontrá-lo nas preferências do Time Machine.
Clone o disco
Um tipo importante de backup é a cópia exata do disco interno do Mac em um drive externo USB. Clone-o e, não importa o que acontecer, você poderá deixar tudo como estava no momento em que o backup foi feito. Assim, você se protege da perda total do HD, mas existem pontos negativos. Por exemplo, só é possível restaurar o último backup, que pode ter sido feito semana passada ou mês passado, ao passo que o Time Machine é capaz de recuperar arquivos perdidos ou alterados há menos de uma hora.
Uma das coisas que se pode fazer com um disco clonado é iniciar a partir dele. Se você ligar o Mac e segurar a tecla [Option], aparece uma lista de dispositivos de inicialização. É possível selecionar o disco externo com as setas e pressionar [Return] para iniciar a partir dele. Seu Mac ficará, então, no estado extado em que estava quando o backup foi feito.
Os programas mais populares para cópias de disco são o Carbon Copy Cloner e o SuperDuper! Com o Carbon Copy Cloner, você seleciona o disco do Mac como Source e o drive externo como Target. Escolha "Back up everything" nas opções de Cloning e marque "Delete items that don't exist on the source". Para restaurar o backup, dê boot a partir do disco externo e defina Source como o disco USB e Target como o Mac.
O Utilitário de Disco também é capaz de copiar o drive do disco rígido. Inicie o Mac usando o DVD do Mac OS X e segure a tecla [C]. Escolha rodar o Utilitário de Disco, selecione o disco do Mac como Fonte, clique no botão Nova Imagem e digita um nome para o backup. A seguir, configure como destino o HD Externo. Para restaurar, repita o processo, mas usando Imagem de Disco no drive externo como fonte e o drive do Mac como destino.
Outro utilitário a considerar é o SilverKeeper. Ele vem com os drives USb LaCie, mas pode ser usado com qualquer HD.
Fonte: Revista Mac+
Nenhum comentário:
Postar um comentário