16 de ago. de 2010

Mac dicas!

Quando você usa seu Mac, a regra geral é que você pode trabalhar em apenas uma janela por vez. Todas as outras são consideradas janelas em segundo plano (background). Mas isso não significa que essas janelas inativas sejam apenas distração visual. Na verdade, você pode conseguir fazer as coisas com essas janelas sem precisar clicar em uma delas para trazê-la à frente.

Arraste os arquivos de uma janela em segundo plano para um documento, mova a janela para que possa vê-la melhor, navegue por seus conteúdos, e mais – tudo sem perder seu lugar na janela ou documento em que está trabalhando.

Veja abaixo alguns truques interessantes:


1. Feche ou minimize uma janela em segundo plano

Você abriu várias janelas diferentes no Finder e agora sua tela está ficando confusa. Se você quer uma visualização limpa de uma das janelas de background, não é preciso clicar em cada uma das janelas não desejadas, esperar que ela venha à frente, e então fechá-la ou minimizá-la. Em vez disso, apenas clique em um botão para Fechar (vermelho) ou Minimizar (amarelo) uma janela em segundo plano e ela vai sumir imediatamente sem desativar aquela na qual você está trabalhando.


janelaplano1.jpg
Fechar ou minimizar uma janela em segundo plano ajuda a limpar sua visualização no Mac.


2. Rearranje as janelas em segundo plano

Tenho escrito sobre fontes ultimamente e preciso fazer referência ao conteúdo de uma das minhas pastas Fonts enquanto escrevo no Microsoft Word, mas a janela do Finder é normalmente parcialmente obscurecida pela janela do meu documento. Felizmente, não é necessário sair do Word, reposicionar a janela, e então clicar de novo no documento para voltar a escrever. Ao segurar apertada a tecla Command, posso arrastar a janela em segundo plano do Finder pela sua barra de título para reposicioná-la – tudo isso enquanto mantenho ativo meu documento no Word.
Você pode usar esse truque de arrastar-Command entre diferentes aplicativos e também para várias janelas em um aplicativo.


3. Redimensione uma janela de background

Reposicionar uma janela em segundo plano nem sempre permite que você veja seus conteúdos. Algumas vezes a única solução é redimensionar a janela. Você pode alterar o tamanho de uma janela em segundo plano no Finder e mantê-la no background ao segurar apertada a tecla Command quando você clica no botão Zoom (verde) ou ajusta o tamanho da caixa.


4. Utilize botões básicos nas janelas em segundo plano no Finder

Gostaria que uma janela de fundo do Finder estivesse na visualização List (Lista) em vez da visualização Icon (Ícone), ou queria ver os conteúdos anteriores da janela? Use qualquer um dos botões View ou os botões Back/Forward em uma caixa de ferramentas ao segurar apertada a tecla Command enquanto você clica. (Isso funciona mesmo quando a janela em primeiro plano pertence a alguma outra coisa que não seja o Finder.)


5. Realize scroll por uma janela de background

Digamos que você esteja comparando dois documentos PDF com várias páginas no modo Preview. Você não precisa ficar clicando nas janelas para ir e voltar por eles. Se o seu trackpad te permite realizar scroll ao arrastar dois dedos, ou se você possui um mouse com uma roda ou bola de scroll, apenas ande sobre a área da janela em segundo plano que você quer rolar, e bem, role.
Quando você está trabalhando em um programa que não acomoda scrolling em segundo plano para suas próprias janelas, como o Microsoft Word, você ainda pode realizar scroll em janelas de fundo que pertençam a outros aplicativos. Enquanto estou no Word escrevendo sobre os conteúdos da minha pasta Fonts, por exemplo, posso realizar scroll na janela em segundo plano do Finder que está exibindo a lista de fontes.
Se você não possui um hardware que suporta essas técnicas de scrolling fácil, pode ainda realizar scroll em uma janela em segundo plano em um programa que suporta scrolling ao fundo. Segure apertada a tecla Command e deslize o scroller na barra de rolagem da janela, ou clique nas setas de scroll.


6. Mova itens para ou de uma janela de background

Quer mover um ícone de arquivo de uma janela em segundo no Finder para uma à frente? Você precisa clicar na janela em segundo plano para trazê-la para frente para poder pegar o ícone. Apenas arraste o ícone da janela de background sem hesitar entre clicar no ícone e iniciar o movimento de arrastar.
Isso também funciona em outros aplicativos, e até mesmo entre apps. No preview, por exemplo, você pode arrastar um thumbnail de página de uma janela PDF para outra sem alterar a hierarquia de janelas. O recurso de arrastar aplicativos internos de janelas em segundo plano é particularmente cômodo porque o aplicativo de fundo não precisará ser ativado: arraste um arquivo de imagem de uma janela Desktop de fundo para um documento Photoshop, InDesign, ou Word, sem ativar o Finder.


janelaplano2.jpg


Controle se a queda de um ícone de arquivo ativa uma janela em segundo plano ao marcar a opção "Spring-Loaded Folders and Windows".



No Finder, você pode escolher se quer que a "queda" (drop) de um ícone de arquivo em uma janela em segundo plano ative essa janela. Escolha Finder -> Preferences e, na aba General, marque a opção Spring-Loaded Folders and Windows. Quando essa opção é selecionada, passar sobre uma janela de fundo por alguns segundo enquanto estiver movendo um item para dentro dela traz a janela para frente. Se você não quer pastas "spring-loaded", ou se quer ativação instantânea de uma janela em segundo plano em vez do longo intervalo que você possa ter ajustado em Finder Preferences, pressione a barra de espaço quando passar sobre a janela de fundo, e ela instantaneamente vem à frente.

Fonte: MacWorld Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics